Notícias

11/09/2018

INTERNACIONALIZAÇÃO, ESPANHA, ICEX aloca 4,5 milhões de euros para a internacionalização das Pequenas e Médias Empresas em 2018

A ICEX España Exportación e Inversões destinará 4,5 milhões de euros ao longo de 2018 para apoiar a internacionalização das Pequenas e Medias Empresas espanholas que desejam internacionalizar seus negócios ou consolidar sua presença no exterior, através do ICEX Next.

Este programa oferece aconselhamento personalizado de especialistas, a fim de tornar as empresas internacionalizadas seus negócios, aumentar seu volume de negócios externo, diversificar o risco comercial e melhorar sua competitividade global. Para fazer isso, ajuda as empresas em todas as fases do projeto.

Através do ICEX Em seguida, as empresas terão mais de 10.000 euros de ajuda por empresa por 18 meses para despesas relacionadas à internacionalização.

Assessores no destino
As empresas ao abrigo deste programa também podem acessar a assistência de "Assessores no destino". Um serviço que é fornecido em cada mercado por especialistas locais com um profundo conhecimento do tecido comercial local e cujo objetivo é facilitar a empresa espanhola o desenvolvimento de sua rede comercial nesses mercados. Em 2018, o serviço "Assessores em destino" está disponível no Peru, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, México, Estados Unidos, Marrocos, Coréia do Sul e, pela primeira vez, na Polônia.

As empresas que podem candidatar-se a subsídios são aquelas com produto, serviço ou marca própria, que possuem potencial de exportação, bem como as empresas que possuem pessoal qualificado comprometido com seu projeto de internacionalização.

Desde que o ICEX Next Program foi lançado em 2012, 2.137 empresas participaram disso. 18% dessas empresas provêm da Comunidade de Madri, 17% da Catalunha, 14% da Comunidade Valenciana e 12% da Andaluzia. 75% dos participantes possuem perfil industrial, tecnológico e de serviços; 14% dos bens de consumo, e apenas 11% pertencem aos setores agro-alimentares e de bebidas.

Para as empresas de bens que se beneficiaram do programa em 2012 e 2013, o aumento da regularidade das exportações foi superior a 60% (2013-2016).

Entre as medidas contempladas no Plano Estratégico ICEX para 2018, aumentam a base de empresas que exportam regularmente, atualmente cerca de 50.000, o Programa ICEX Próximo para início de exportação está incluído.


Fonte: ICEX

 

Fernando Fetahe, Especialista en prospección y desarrollo de negocios